quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ABORDAGEM CONCEITUAL DO CURRÍCULO

O QUE É CURRÍCULO?


==> Existem várias definições para o termo currículo:



     Refere-se ao conjunto de concorrências básicas, objetivos, conteúdos, critérios metodológicos e de avaliação que os estudantes devem atingir em um determinado nível educativo.
     De modo geral, o currículo responde às perguntas: 


O que ensinar?
                          Como ensinar?
                                                   Quando ensinar?
                                                                                  Como e quando avaliar?


    O currículo, no sentido educativo, é o desenho que permite planificar as atividades acadêmicas. Desta maneira, permite prever as coisas que temos de fazer para possibilitar a formação dos educandos.
     O conceito currículo, na atualidade, já não se refere só à estrutura formal dos planos e programas de estudo, mas a tudo aquilo que está em jogo tanto no aula como na escola.

   Os sentidos mais usuais do termo “currículo” se referem a planos e programas disciplinares, a objetivos educacionais, a conteúdos, ao conhecimento escolar e à experiência de aprendizagem.


    No Brasil, as discussões curriculares iniciaram somente a partir das décadas de 1920 a 1930, quando os pioneiros da escola nova realizaram as primeiras reformas curriculares isoladas.




     Para finalizar, um vídeo auto-explicativo sobre diferentes conceitos de currículo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário