O QUE É CURRÍCULO?
==> Existem várias definições para o termo currículo:
Refere-se ao conjunto de concorrências básicas, objetivos, conteúdos, critérios metodológicos e de avaliação que os estudantes devem atingir em um determinado nível educativo.
De modo geral, o currículo responde às perguntas:
De modo geral, o currículo responde às perguntas:
O que ensinar?
Como ensinar?
Quando ensinar?
Como e quando avaliar?
O currículo, no sentido educativo, é o desenho que permite planificar as atividades acadêmicas. Desta maneira, permite prever as coisas que temos de fazer para possibilitar a formação dos educandos.
O conceito currículo, na atualidade, já não se refere só à estrutura formal dos planos e programas de estudo, mas a tudo aquilo que está em jogo tanto no aula como na escola.
Os sentidos mais usuais do termo “currículo” se referem a planos e programas disciplinares, a objetivos educacionais, a conteúdos, ao conhecimento escolar e à experiência de aprendizagem.
No Brasil, as discussões curriculares iniciaram somente a partir das décadas de 1920 a 1930, quando os pioneiros da escola nova realizaram as primeiras reformas curriculares isoladas.
No Brasil, as discussões curriculares iniciaram somente a partir das décadas de 1920 a 1930, quando os pioneiros da escola nova realizaram as primeiras reformas curriculares isoladas.
Para finalizar, um vídeo auto-explicativo sobre diferentes conceitos de currículo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário