CULTURA x CURRÍCULO
Um currículo atualmente deve se voltar para a formação de cidadãos críticos, comprometidos com a valorização da diversidade cultural, da cidadania e aptos a se inserirem num mundo global e plural. A partir do século XX, o currículo passa a ser visto como uma construção, uma seleção da cultura que deve estar comprometida com a emancipação das classes oprimidas, com a ligação de conteúdos a experiências vividas por essas classes, de maneira a provocar uma conscientização de suas condições de vida e uma perspectiva de mudança destas. O caráter excludente de algumas escolas e do currículo tradicionais, que reproduzem as desigualdades sociais, ao trabalhar com padrões culturais distantes das realidades dos alunos devem ser abolidos, pois além de expulsar, via reprovação e evasão, os alunos que mais necessitam da escola para sua educação, não estão mais de acordo com as propostas da educação e realidade atuais. O currículo na visão multicultural deve trabalhar em prol da formação das identidades abertas à pluralidade cultural, desafiadoras de preconceitos em uma perspectiva de educação para a cidadania, para a paz, para a ética nas relações interpessoais, para a crítica às desigualdades sociais e culturais.
A seguir, um link para um vídeo sobre currículo e cultura, disponível na TV Escola, programa Salto para o futuro:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3759
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3759
e um link para um arquivo pdf contendo um texto sobre o mesmo assunto:
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/175153Culturaviva.pdf
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/175153Culturaviva.pdf
CURRÍCULO MULTICULTURAL
Um currículo multicultural pode trabalhar em todas as perspectivas. Pode apresentar fases folclóricas, em que mostre a influência de diferentes povos na formação da cultura (como, por exemplo, a influência dos árabes nas ciências, na matemática; a influência dos africanos na cultura brasileira e de outros povos), como também pode, em outros momentos, trabalhar com a perspectiva multicultural crítica de desafio a preconceitos, formação da cidadania e questionamentos acerca da desigualdade que atinge determinados grupos (por exemplo, pode-se na literatura trabalhar com textos em que, apesar de ressaltado seu valor literário, apareçam traços preconceituosos contra negros, mulheres, idosos, e assim por diante, contextualizando essas idéias, mostrando suas raízes históricas, enfatizando a sua influência acerca do autor e revelando modos de vê-las e enfrentá-las nos dias atuais). No entanto, pode ainda em momentos diferentes, mostrar a diversidade dentro da diversidade. Nesse caso, por ex., pode questionar conceitos esteriotipados em notícias de jornal, que fazem referência a povos e grupos de maneira homogeneizadora.
Dessa forma, as demandas por um currículo multicultural, na época contemporânea de pluralidade cultural, de conflitos, de ataques terroristas de exasperação dos preconceitos e das diferenças, de desafios éticos na formação da juventude, tem sido enfatizada na literatura acerca do currículo, nacional e internacional.
- Necessidade de nova postura por parte dos professores e gestores;
- O currículo deve ser um espaço no qual se reescreve o conhecimento escolar;
- O currículo deve ser um espaço em que se explicita a ancoragem social dos assuntos;
- O currículo deve permitir espaços para reconhecimento das identidades culturais específicas de cada local;
- O currículo deve ser um espaço de questionamento de nossas representações sobre os outros;
- O currículo deve ser um espaço de crítica culturas; e
- O currículo deve permitir o desenvolvimento de pesquisas.
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